25 janeiro, 2010

Aulas nº 63/64 - 20.01.2010

Sumário:
  • Os conhecimentos de factos e a relação de causalidade.
  • Actividade de consolidação
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David Hume estabelece:
  • Relações de ideias - à priori (inato)    A=B, B=C então C=A -----> necessário
e
  • Conhecimento de facto - à posteriori (adquirido) -----> contingente

Filosófos idealistas desvalorizam a sensabilidade e valorizam a razão.

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Decartes ---> "Temos ideias na nossa mente que podem ou não ser categoriais"


"Todo o conhecimento parte de regularidades"  ---> David Hume

David Hume diz: "A causa-efeito não depende da experiência, mas estabelece a relação entre ideias na nossa mente"




Actividade de consolidação: pág. 193 manual


1. O que significa a ideia de causalidade, isto é, o que quer dizer a expressão "conexão necessária entre dois fenómenos"? 


R: A ideia de causalidade é uma projecção psicológica, uma crença subjectiva sem base racional ou empírica. É a ideia de que há uma conexão necessária entre dois ou mais acontecimentos. Não há nenhuma impressão sensível da qual derive a ideia de causa.


2. Assinale a passagem do texto 3 que mostra que não há experiência da relação causal entendida como conexão necessária.


R: “… como não temos ideia alguma que não derive de uma impressão, se afirmamos ter a ideia de ligação necessária (ou casual), deveremos encontrar alguma impressão que esteja na origem desta ideia.”
David Hume


3. Segundo Hume, não podemos comprovar empiricamente a ideia de uma conexão necessária ou causal entre dois fenómenos? Porquê?


R: Não podemos comprovar empiricamente a ideia de uma conexão necessária ou causal entre dois fenómenos, pois isto trata-se apenas de uma crença subjectiva, não da maneira com o mundo realmente funciona. Ou seja, não dá para comprovar essa ideia de conexão pois resulta de um hábito, que não é infalivel, ou seja, estamos habituados a pensar que como não há efeito sem causa, mal acontece A, tem que acontecer B como consequência.


4. Aquilo que a experiência nos permite observar é que dois fenómenos aparecem conjuntamente, um a seguir ao outro, repetidas vezes. Como é que inferimos - já que não a constatamos - uma relação necessária ou causal entre esses dois fenómenos? Será um conhecimento?


R:  Não se pode considerar conhecimento pois o conhecimento baseado em ideias de causa, não pode ter qualquer justificação racional. Corresponde apenas a um hábito.

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